Assistente Pessoal: função, como se tornar, habilidades, mercado de trabalho e mais!
A tecnologia ainda não ocupou o espaço do humano em algumas atividades, como por exemplo o de Assistente Pessoal, profissional que busca facilitar atividades e gerir tarefas com precisão. Pessoas físicas ou empresas contratam profissionais desse ramo.
O que faz um Assistente
Pessoal?
Atualmente o tempo é um recurso escasso para
algumas pessoas, o que dificulta as diversas demandas do dia a dia e quando as
tarefas não são muito bem organizadas, pode bagunçar os processos e resultados.
Com o objetivo de resolver essa “dor” surgiu o assistente pessoal, um
profissional que atua permitindo uma gestão, organização e distribuição de
tarefas para uma pessoa ou empresa.
São responsáveis pela resolução de diversas
demandas do dia a dia, até mesmo preparar uma ocasião especial, como um evento
familiar ou profissional, administrar um imóvel no exterior, suas funções se
distinguem de acordo com o âmbito ou pessoa com quem está trabalhando.
Existem empresas que visualizam essa função como
uma boa oportunidade para melhorar o relacionamento com seus clientes, pois
pode estar constantemente em contato e atento aos e-mails, pode atuar também na
preparação de reuniões e observando as possíveis contrariedades que possam
surgir.
Há diversas outras funções desempenhadas por um
assistente pessoal, como:
·
Manter
uma relação de contato entre o gerente e os clientes internos e externos;
·
Atender
e direcionar chamadas telefônicas e distribuir correspondência;
·
Lidar
com solicitações e consultas do profissional, anotando e organizando;
·
Organizar
agendas e programar reuniões e compromissos;
·
Incluir
planos de viagem, profissionais ou pessoais;
·
Anotar
ditados e elaborar minutas de escritório;
·
Distribuir
material de escritório;
·
Preparar
relatórios, apresentações e resumos;
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· Conceber e manter um sistema de arquivamento de escritório;
Mercado de trabalho para o Assistente Pessoal
Por ser um profissional com várias
funções, se torna cada vez mais reconhecido no mercado de trabalho, para isso é
importante que o analista pessoal esteja antenado e disposto a conhecer formas
para o aperfeiçoamento da sua função.
Já que os profissionais trabalham
diretamente com pessoas, quanto mais conhecimento sobre diversos
assuntos, será melhor para o seu desempenho.
Quando trabalha como profissional de uma
empresa, uma das suas principais tarefas é a gestão do relacionamento entre
empresa e seus clientes e auxiliar na dinâmica dos líderes com os demais
funcionários da organização.
Os assistentes pessoais têm uma gama de compromisso semelhante aos do secretário, a diferença é que o assistente pessoal não se restringe somente a instituição, colaborando também com a vida pessoal.
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Alguns desses profissionais atuam
propriamente no âmbito familiar exercendo responsabilidades como:
·
Organizar rotinas;
·
A agenda da casa;
·
Providenciar estoques;
·
Atender na ausência de seu chefe;
· Repassar recados das ligações recebidas.
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Diante de tantos apontamentos é notável que esse profissional está em vários ambientes do mercado, visto que sua possibilidade de emprego é diversa.
Qual é o salário do Assistente Pessoal?
Como
as demais profissões, sua remuneração depende de várias circunstâncias, como o
local, quais funções estabelecidas e principalmente suas especializações.
Sua
faixa salarial fica entre R$1.563,72 e o teto salarial é de R$2.968,04 sendo
que são valores de acordo com os ajustes do ano de 2022, segundo o regime CLT
de todo o Brasil.
A
cidade que mais emprega profissionais dessa área é em São Paulo, por ser um
centro maior de mercado, onde estão grandes empresas e indústrias e também
pessoas físicas que necessitam ainda mais de um profissional desse segmento
para o seu auxílio.
Outros fatores que podem ocasionar oscilações no salário são comissões, bônus, insalubridade, periculosidade, horas extras. É evidente que, após reunir todos esses fatores e adicionais, o salário pode ser maior do que a média salarial citada acima.
Como se tornar um Assistente Pessoal
O
curso de administração é uma excelente forma de entender melhor a rotina
empresarial e se tornar um profissional especializado.
Durante
a formação o aluno vai compreender quais são as melhores estratégias para serem
aplicadas para desenvolver um bom planejamento.
Sua duração em média é de 4 anos com estágio obrigatório, que oferece a oportunidade de aprender como são as tarefas do administrador no seu cotidiano.
A
grade do curso contém variadas matérias que ajudam a ampliar o conhecimento do
aluno, como:
·
Estatística;
·
Informática;
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· Contabilidade.
Além disso, fica
a critério da instituição criar outras habilitações que aumentem o aprendizado
do futuro administrador.
A formação nessa
área é uma das principais maneiras para ingressar no mercado como um Assistente
Pessoal.
Ocasionalmente a empresa ou pessoa física quando contrata pode solicitar um funcionário no qual possua habilidade com alguma determinada língua estrangeira, além de uma boa noção de informática, uma vez que alguns terão que trabalhar em escritórios e lidar com redação de documentos, planilhas ou compras e contatos virtuais.
Habilidades de um Assistente Pessoal
Assim
como diversas áreas de atuação precisam de profissionais com habilidades
específicas, a profissão de assistente pessoal também precisa de pessoas
qualificadas.
Antes
de tudo, os contratantes precisam de pessoas com perfil detalhista , tanto para
organização de agenda como do meio onde estão inseridos, por exemplo.
Pessoas observadoras costumam ser escolhidas para esse cargo, pois além de uma
boa capacidade de concentração, é importante ter um profissional organizado,
que seja capaz de gerir todas as demandas.
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Além
disso, o assistente pessoal também precisa ser um bom comunicador, para
que possa manter bons diálogos para executar sua função com sucesso.
Eventualmente algumas empresas ou pessoas físicas podem solicitar alguns
pré-requisitos como:
·
Já ter trabalhado como Assistente
Pessoal;
·
Conhecimento de sistemas e procedimentos
de gestão de escritório;
·
Proficiência em inglês e MS Office;
·
Testes para avaliar habilidades
organizacionais e de gerenciamento de tempo;
·
Ser um bom comunicador;
· Discrição e sigilo;
Quanto mais
requisitos o profissional tiver mais chance de crescer no mercado e conseguir
uma confiança maior para conquistar melhores cargos e consequentemente melhores
remunerações.
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