PLACA-MÃE

 


  INTRODUÇÃO

 

A placa mãe (ou motherboard, em inglês) é uma placa de circuito impresso que permite interligar todos os componentes de um computador. Nesse sentido, conta com um programa (software) básico conhecido como BIOS, que lhe permite preencher as suas funções.

A placa mãe alberga os conectores necessários para o processador, a memória RAM, as portas e as restantes placas (como a placa de vídeo ou a placa de rede).

Sendo assim, quando a placa mãe recebe energia, por meio da fonte de alimentação, ela consegue se comunicar com os demais componentes que estão ligados a ela. O que acontece em seguida é que o sistema operacional (Windows, Linux, MAC, etc) entra em ação fazendo a leitura das informações trocadas entre a placa e seus componentes. E assim o computador pode funcionar como bem conhece-se: permitindo fazer uso de programas, acessar a internet, entre outros.

Existem vários conceitos associados às placas-mãe que devem ser compreendidos para conhecer melhor o funcionamento desta placa base. Por exemplo, dá-se o nome de chipset ao grupo dos principais circuitos integrados que se instalam na placa-mãe.

 

Placa Mãe

 

placa mãe é um componente de hardware que liga todas as outras peças, fazendo a comunicação entre elas. A primeira placa mãe surgiu inicialmente em um computador da empresa IBM, no ano de 1982. O design das placas mãe continua basicamente o mesmo das primeiras, até os dias atuais. A placa da IBM assim como as sucessoras tem portas e slots para vários tipos de Hardwares, que são ligados nela para que a comunicação entre os componentes seja possível. HD, Memória, processador, Leitores Ópticos, Fontes, placas de vídeo, tudo é conectado à placa Mãe.

Um pouco sobre o que a placa mãe faz com cada peça conectada:

·         Processador: A placa mãe transmite os “pedidos” de dados para a memória RAM e para o HD, e transfere estes dados para o processador

·         Placa de vídeo: A placa mãe envia as informações e dados do Processador e HD para a placa de vídeo, e a placa de vídeo envia estes para o monitor.

·         Memória RAM: A memória RAM sempre precisa de dados do HD, estes dados passam pela placa mãe para chegarem á memória.

·         HD: A placa mãe pega as informações e dados do HD quando a memória RAM precisa.

·         Leitor de CD/DVD: Quando o leitor interpreta os dados do CD ou DVD, ele envia estes dados para a memória RAM, que por sua vez manda para o processador. Estes dados são enviados para a placa de vídeo, que os transmite pelo monitor.

·         Gravador de CD/DVD. Embora seja feito pelo mesmo equipamento, o sistema de gravação age diferente. O processador manda os dados á serem gravados para o gravador, que interpreta e grava os dados.

Todos os processos citados não seriam possíveis sem a placa mãe para transmitir os dados. Caso fossem ligados entre si, todos os equipamentos teriam de ter memórias para guardar os dados, e todos os dados iam passar por peças as quais não existiria necessidade de passar.

As placas mãe estão presas a evolução de outros Hardwares. Quando é lançado um novo processador, dificilmente este processador será compatível com uma placa anterior, mesmo se esta for nova. Estes problemas de compatibilidade, juntado ao problema de algumas placas não aceitarem processadores de outras empresas, faz com que seja necessário trocar, algumas vezes, o computador inteiro.  Ainda tem melhorias nos pentes de memória, HD’s leitores, gravadores e placa de vídeo.

 

CONCLUSÃO

 

Com base a pesquisa feita sobre o tema abordado concluímos que  placa-mãe ou placa-mãe (do inglês:  m otherboard ) é a principal placa de circuito integrado do sistema de computador , à qual são acoplados os demais componentes que constituem o computador .

É, portanto, uma parte fundamental dele e se encontra dentro do gabinete do processador , onde possui saídas para o exterior que permitem a conexão de diversos periféricos e acessórios.

Na placa-mãe também existem elementos essenciais do sistema, como o microprocessador , a memória RAM , os slots de expansão ou o circuito integrado auxiliar (chipset). No interior também está instalado o firmware do BIOS , software de sistema que permite regular e testar as funções elementares do hardware e atua como suporte para o carregamento do sistema operacional .